Parque das Sempre Vivas



O Parque Nacional das Sempre Vivas está localizado na região Centro-Norte de Minas Gerais, distante aproximadamente 300 km de Belo Horizonte. Abrange áreas dos municípios de Diamantina, Bocaiúva, Olhos D'Água e Buenópolis. É um dos maiores Parques administrados pelo ICMBIO no Estado, com área por exemplo, quatro vezes maior que o Parque Nacional da Serra do Cipó.

Seu quadro natural é formado por campos rupestres, relevo movimentado e ampla rede hidrográfica. O clima apresenta duas estações bem definidas. Encontra-se na vertente do Espinhaço, constituindo região bastante isolada, com intensa vida animal e flora com grande diversidade.




É um Parque em processo de preparação para receber visitantes. Porém conta com trechos historicamente consolidados para a realização de trilhas e travessias. Uma das rotas mais conhecidas é a Travessia Curimataí x Inhaí, que consiste na ligação entre os dois distritos dos municípios de Buenópolis e Diamantina, respectivamente. Localizados em bandas opostas da Unidade, a rota percorre a porção Sul do Parque Nacional no sentido predominantemente Oeste x Leste.

Mas além dessa Travessia, há uma série de outros atrativos naturais localizados próximos às divisas da Unidade que podem ser visitados. Um desses atrativos é a belíssima Cachoeira de Santa Rita, uma das cachoeiras mais belas de Minas.

Talvez este seja o Parque que apresenta as maiores paisagens em estado natural do Estado, e por isto vale o esforço de uma visita. Lugar perfeito para aqueles mais exigentes e ousados, que de fato valorizam os aspectos naturais nas suas formas e cores mais exuberantes e originais. Recomendamos reservar pelo menos três ou quatro dias para se ter uma noção inicial da grandiosidade daquele lugar.


Saiba mais sobre esse Parque Nacional e Solicite Aqui o seu Guia Condutor
Anterior Próxima

نموذج الاتصال