Itambé x Rio Preto





Esta é daquelas travessias com personalidade. Liga o Parque Estadual do Pico do Itambé ao Parque Estadual do Rio Preto, duas importantes unidades de conservação localizadas no Centro Norte de Minas Gerais; também na cadeia do Espinhaço Meridional. Alguns carinhosamente a apelidam de Travessia Interparques.

É uma rota histórica que percorre o Pico do Itambé, o chamado Sentinela do Sertão Mineiro, há séculos referência daquela região; um dos picos mais elevados de todo o Espinhaço, com mais de 2.000m de altitude. É também uma região dos arredores do antigo Tejuco, como era conhecida Diamantina na época do ouro em Minas Gerais.

Com extensão próxima aos 70 km, além do Pico do Itambé, a rota atinge vários outros atrativos naturais, destacando belíssimas cachoeiras, amplos campos rupestres e outro belo pico, o Dois Irmãos, ponto culminante do Parque Estadual do Rio Preto. De fato são muitos os atrativos dessa rota, que apresenta infraestrutura razoável em matéria de hospitalidade; tanto nas Unidades de Conservação inicial e final, bem como no seu trecho de ligação, permitindo experiências junto às modas e modos do povo daquela região.

Além dos Picos do Itambé e Dois Irmãos, destacamos diversas cachoeiras ao longo da rota: Cachoeiras da Água Santa, Neném e Rio Vermelho no Parque Estadual do Pico do Itambé; Cachoeira da Cortina no meio de ligação; e Cachoeiras do Crioulo, Sempre Viva e muitos outros remansos e poços no Parque Estadua do Rio Preto.

Tamanha beleza e número de atrativos, recomendamos dedicar pelo menos quatro dias para a realização dessa Travessia. Reserve tempo para um pernoite no Pico do Itambé, um pernoite junto à moradores locais, bem como outro para o Abrigo de Montanha do Parque do Rio Preto. Complete com muitos mergulhos nas belas cachoeiras e corredeiras e delicie com a fauna, flora e amplas vistas da região. Esta definitivamente é uma Travessia completa.


Saiba mais sobre essa Travessia Itambé x Rio Preto e Solicite Aqui o seu Guia Condutor

Anterior Próxima

نموذج الاتصال